RICARDO ANDRÉ

Petropolitano, formado em Economia  pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-graduado em Gestão Empresarial e Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas do RJ, Pós-Graduado em Ciência Política pela Universidade Católica de Petrópolis em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, palestrante motivacional, professor de finanças, consultor empresarial ( treinamento, liderança  e finanças), já proferiu mais de 300 palestras em diversos espaços (empresas, escolas, igrejas, cursos,etc).

Veio de uma família com poucos recursos, colocou a EDUCAÇÃO como prioridade em sua vida, seu primeiro emprego foi no setor da construção civil como servente, estudava no período da noite e aos 18 anos entrou para a Universidade Católica de Petrópolis, onde cursou Ciências Econômicas.

Desde criança, sonhava em mudar sua realidade social, andava à pé para ir a escola, a infância foi de grandes dificuldades, entretanto, jamais desistiu de continuar sua trajetória em busca de seu próprio espaço. Sempre acreditou que a vida é simplesmente uma questão de escolha. Nós somos aquilo que decidimos ser, assim, sempre foi sua principal visão com relação a vida. Jamais deixou de perseverar em busca do equilíbrio financeiro. Percebeu, desde muito cedo, que o principal ativo que devemos construir durante a vida é  o CONHECIMENTO, em outras palavras: EDUCAÇÃO.

Entrou para política em 2004, quando se candidatou a vereador e conquistou 586 votos, sendo o segundo mais votado do partido, contudo, não conseguiu se eleger. Em 2008, candidatou-se novamente e obteve 826 votos sendo o décimo mais votado do partido. Sempre agiu de maneira ideológica, acredita que a política deve ser para os vocacionados e aqueles que acreditam na possibilidade  de construir um mundo melhor, mas,segundo ele, infelizmente, a política é cheia de gente de negócios, que tem como principal objetivo o enriquecimento por meio de esquemas, desvios de recursos públicos e superfaturamento de obras. É a lógica da destruição…

Atualmente, Ricardo André, atua como consultor empresarial, realizando cursos, treinamentos e diversas palestras motivacionais. Sua visão em relação a realidade econômica e política é que estamos num período de profundas mudanças e que cabe a cada um de nós quebrar paradigmas e barreiras que nos impedem de evoluir no processo constante de mudanças sociais e econômicas nessa nova realidade multifacetada do século XXI.

Segundo, Ricardo André,aqueles que se acomodarem diante da movimentação das placas tectônicas terão grandes dificuldades de romper os futuros desafios da nova ordem mundial. É preciso que sejamos inteligentes  para não permitir que nossas vidas sejam monitoradas e adestradas pelo poder invisível do mercado. O tabuleiro de xadrez que nos espera é por demais estratégico em suas decisões… A alienação é a principal arma de controle dos movimentos sociais. Quanto maior a ignorância da sociedade mais fácil é conduzí-la e para isso há toda uma estrutura histórica, que nos acompanha ao longo do tempo.

Ricardo André atuou 16 anos no comércio varejista de calçados, trabalhando com palestras e treinamentos diversos. Acredita que a principal força de uma empresa são as pessoas. Ele sempre diz: Se uma empresa deseja o sucesso e o comprometimento de seus colaboradores é necessário que os dirigentes, também, estejam voltados e comprometidos com cada colaborador (é uma via de mão dupla). A espinha dorsal de uma empresa são os seus valores e sua cultura. À medida que, os dirigentes respeitam e valorizam seu pessoal, com certeza, a motivação da equipe será o principal fator de sucesso do negócio. A escassez de líderes nas empresas tem deixado muitos negócios paralisados e, assim, a ineficiência e a letargia acabam tomando conta do espaço empresarial, consequentemente,  o final de toda essa história é o encerramento das atividades.